Busca

                
 
 

O presente curso tem como tem como objetivo apresentar os conhecimentos necessários à elaboração de um mapa descritivo de público, comunidade e públicos em mídias sociais. Apresentar etapas de planejamento, análise e produção de relatórios, alertas e geração de insights em real-time a partir do monitoramento de mídias sociais; Compreender os comportamentos expressos online, especialmente com relação a marcas e consumo, através de técnicas etnográficas e Refletir sobre técnicas de planejamento e medição de performance digital para fins de pesquisa científica. 

O curso será realizado através de aulas on-line pelo ZOOM (o link de acesso será encaminhado para o e-mail informado na inscrição).


Ministrante:


Raquel Lobão Evangelista

É doutora pela Universidade do Minho (Braga-PT) e mestre pelo ISCEM (Lisboa-PT), ambos títulos reconhecidos pela UNB (2014). Acumulou 7 anos de financiamento durante suas investigações e formação em Portugal (Programa ALBAN 2007-2009 e Fundação para Ciência e Tecnologia 2009-2014), tendo efetuado pesquisas pontuais na ECA/USP e na Universidade do Colorado (EUA). Especializou-se em Comunicação Empresarial pela UNESA e é bacharel em Jornalismo pela ECO/UFRJ (2004). Atuou como repórter, chefe de reportagem e jornalista freelancer em revistas especializadas em negócios, sendo responsável pela criação das versões digitais das mesmas publicações. Entre 2007 e 2013, assumiu a coordenação de projetos de financiamento europeu (Eramus+) e comunicação de organizações sem fins lucrativos em Lisboa. Atualmente, é Professora Adjunta e Pesquisadora na Universidade Católica de Petrópolis, vinculada ao curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação, Consumo e Subjetividade, certificado pelo CNPQ. Pesquisa novas formas de consumo do entretenimento, especialmente, ficção seriada. É avaliadora do SINAES - INEP e colaboradora do BNI - Banco Nacional de Itens (ENADE).

 

Público-alvo:

  1. Alunos de qualquer graduação que precisem monitorar, pesquisar ou avaliar comportamentos, crenças e valores em mídias sociais;
  2. Pesquisadores interessados na etnografia em ambiente digital como metodologia de pesquisa científica;
  3. Profissionais de comunicação e marketing que precisem aprimorar suas técnicas de elaboração de persona e mapeamento de comportamentos online;
  4. Empreendedores que estão começando a gerir seus próprios negócios e precisam conhecer melhor sua buyer persona.


Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Extensão
através do e-mail extensao@ucp.br ou do whatsapp 24 2244-4026.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000