O presente curso tem como tem como objetivo formar profissionais de alta performance na metodologia Lean Seis Sigma, no nível de Yellow Belt. O Yellow Belt tem a base da metodologia Lean Seis Sigma, relacionadas às melhorias de processos e serviços. O treinamento estará preparando as pessoas para trabalharem conduzindo projetos Kaizens e melhorando os processos no dia-a-dia, com o objetivo de alavancar os resultados das empresas, através das melhorias de produtividade, qualidade, redução de desperdícios e redução de custos, melhorando a lucratividade e competitividade, frente aos desafios pois pandemia na busca da construção pela excelência operacional.
O curso será realizado através de aulas on-line (o link de acesso será encaminhado para o e-mail informado na inscrição), com exemplos reais de aplicação. O curso também fornecerá material em PDF.
Ministrante:
Ricardo Antônio Coelho
Sou Mestrando em Gestão Integrado da Qualidade, Meio ambiente, Saúde e Segurança na FUNIBER. Formado em Engenharia Mecânica e Produção, com Pós Graduação em Seis Sigma (Master Black Belt), com curso de extensão em PPCP, (Planejamento, Programação e Controle de Produção), na FGV, MBA em Logística Empresarial pela UCP em parceria com a IPETEC, Especialista em: Lean, com experiência em ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISSO 45001.
Domínio das ferramentas Seis Sigma (Champion e Black Belt), Kaizen e Lean Manufacturing, com exposição internacional em visitas, treinamentos, apresentações e trabalhos em fábricas do grupo GE e outros parceiros, nos EUA, Singapura, Reino Unido e países latino-americanos. Profissional com experiência de 25 anos na área industrial, atuando na gestão de atividades de produção e em processos de melhoria contínua, em empresas de grande e médio porte, nos ramos; aeronáutico, metalúrgico, químico, automotivo, têxtil, moveleiro e consultoria empresarial.
Público-alvo:
Conteúdo programático:
Visão geral do Lean Seis Sigma
- Histórico
- Papéis e Responsabilidades
DMAIC (define, measure, analyze, improve and control)
Definir:
- VOC - Voice of Customer;
- VOB - Voice of Business;
- Estratificação por Pareto.
Medir:
- Mapeamento do Processo;
- Listagem das variáveis de entrada: Diagrama de Causa-Efeito;
- Estatística básica e distribuição normal;
- Tipos de variáveis;
- Plano de coleta de dados;
- Avaliação do Sistema de Medição;
- Gráficos de frequência, distribuição, tendência, entre outros.
Analisar:
- Análises de correlação;
- FMEA – Análise do Modo de Falha e seus Efeitos.
Implementar:
- Geração de soluções;
- Ferramentas de Lean: 5S, kaizen, kanban, gestão visual, entre outros;
- Análise de Risco;
- Plano de ação.
Controle:
- Princípio de funcionamento dos Gráficos de Controle;
- Ferramentas de Lean para controle: poka yoke, padronização.