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  • O início do ano letivo é um momento de expectativas e cheio de emoções para quem está ingressando na Universidade. Por isso, a importância dos novos alunos terem seu primeiro contato oficialmente como estudantes direto com o coordenador do curso, para conhecer mais sobre o próprio curso, a infraestrutura da Instituição e um pouco da história da Universidade. Esse receptivo exclusivo aos calouros é tradição na UCP e aconteceu, virtualmente, nesta quarta-feira (10.02).

    Cada curso teve um encontro on-line que reuniu o coordenador e professores do curso, que tiveram a oportunidade de conhecer os ingressantes e ter um bate-papo com os alunos em um momento descontraído. Já nesta quinta-feira (11.02) começam as aulas de todos os alunos da graduação, dando início oficialmente ao ano letivo.

  • O ano de 2020 pode ser resumido como um ano de desafios, mas principalmente de superação em todas as áreas, especialmente quando se fala em educação. Depois de vencer este ano tão marcante, os docentes da UCP se preparam para o início de mais um ano letivo, que teve início nesta quarta-feira (10.02), ainda de maneira remota. Durante três dias, os professores participaram de encontros e reuniões durante a Semana de Integração, que foi realizada virtualmente. A programação começou na segunda-feira (09.02) com a missa em ação de graças e uma reunião com a Reitoria, diretoria dos centros acadêmicos e dos cursos de pós-graduação.

    “Iniciamos nosso ano letivo e hoje, de maneira muito particular, a Semana de Integração a fim de que o Senhor possa iluminar nossa vida e nossas atividades inspirando de forma corajosa e criativa mais um ano com os desafios que se apresentam devido à pandemia com as suas consequências”, disse o Reitor, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa ao abrir a reunião na segunda.



    Na ocasião, o Reitor fez um balanço do ano passado, desde o momento em que todos foram surpreendidos com a publicação do decreto que suspendia as aulas presenciais e todas as decorrências da pandemia, como as transformações que todos, colaboradores, professores e alunos, precisaram passar para se adequar às necessidades da situação.

    “Tivemos que nos reinventar diante dos novos desafios impostos pela covid-19. Desconcertados, tivemos que abandonar muitas coisas necessárias para lecionarmos até então. Tivemos que empreender caminhos rumo a um mundo pouco conhecido para muitos de nós. Mas, como a família de Nazaré, a família UCP não caminhou sozinha. Caminhamos na companhia de Jesus, guiados pelo Senhor com espírito confiante, abertos às novas tecnologias e avanços da ciência nos meios de comunicação”, lembrou o padre, destacando a atuação incansável de todos na busca da melhor forma de continuar com o ensino de excelência da UCP em todos os seus formatos, seja no presencial ou remoto.

    Como é tradição, as aulas dos novos alunos começaram nesta quarta-feira (10.02), em um dia exclusivo quando terão um encontro virtual com seus coordenadores, e na quinta-feira (11.02) terá início, oficialmente, o ano letivo para todos os alunos.

  • Cursos da Universidade obtiveram as melhores notas entre as universidades particulares do Estado do RJ

    A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) se destacou em duas importantes avaliações no universo acadêmico, com seus cursos alcançando as melhores notas entre as universidades particulares do Estado do Rio de Janeiro. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, foram avaliados cursos de ciências biológicas e ciências exatas. Já no Guia Quero Estadão, considerada a maior pesquisa de opinião do Ensino Superior brasileiro, a UCP teve 22 cursos de graduação – incluindo bacharelados e licenciaturas - avaliados.

    “A Instituição recebe esses resultados positivos com grande satisfação e sentimento de dever cumprido, diante do reconhecimento da qualidade e relevância dos nossos cursos no cenário nacional, estadual e, obviamente, local, obtendo as melhores notas no Estado. No Enade, por exemplo, ficamos atrás somente de universidades públicas. Isso afirma o nosso compromisso na formação de profissionais competentes e prontos para o mercado de trabalho e na busca constante de atualização e aprimoramento em todos os sentidos, seja na matriz curricular, corpo docente e infraestrutura”, observa o reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

    A prova do Enade acontece todos os anos, desde 2004, para avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Ela é aplicada pelo Inep, que é vinculado ao Ministério da Educação, em ciclos avaliativos. Ou seja, a cada ano são determinadas áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. Em 2019, foram avaliados cursos do Centro de Engenharia e Computação e do Centro de Ciências da Saúde que foram classificados entre as melhores notas do estado.



    Os cursos de Biomedicina (nota 4) e Fisioterapia (nota 3) obtiveram a melhor nota entre as universidades privadas do Estado do RJ. O curso de Educação Física teve a melhor nota (4) entre as instituições privadas do interior do estado. No ranking estadual, considerando as instituições públicas e privadas, os cursos de Biomedicina e Fisioterapia ocuparam o 3º lugar e o de Educação Física a 4ª posição. 

    Já Arquitetura e Urbanismo (nota 3) ficou entre os 10 melhores cursos do Estado do RJ e com a 2° melhor nota entre as universidades privadas do interior. O curso de Engenharia Mecânica (nota 3) também se destacou com a 2° melhor nota entre as instituições privadas do estado.
    22 cursos avaliados no Guia Quero Estadão
    Além do Enade, a UCP também passa anualmente pela avaliação do Guia Quero Estadão, que é organizado em parceria entre o jornal O Estado de S. Paulo e o Quero Educação, um portal que reúne bolsas de estudo em mais de 6 mil parceiros entre faculdades e escolas de todo o Brasil. O ranking avaliou cerca de 15 mil cursos de graduação em todo o Brasil, analisando quesitos como qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

    Os cursos avaliados com nota 4 foram Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física; Filosofia; História; Letras; Pedagogia e Psicologia. Já os cursos de Ciências Contábeis; as engenharias Civil; Elétrica; Mecatrônica; Mecânica; de Computação; de Produção; além dos cursos de Fisioterapia e Relações Internacionais obtiveram nota 3.
  • A contribuição da Saúde no combate à pandemia, sob as perspectivas da saúde mental, qualidade de vida e intervenções terapêuticas, foi debatida em diferentes aspectos, em mais de 40 atividades durante a Semana Acadêmica do CCS 2020, que terminou na última sexta-feira (28.08) com a palestra Método de exaustão, repetições parciais, forçada e roubada, promovida pelo curso de Educação Física. A programação contou com palestras e minicursos que abordaram a temática a partir dos cursos do CCS, além de Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Psicologia.



    Os eventos on-line reuniram renomados profissionais das mais distintas áreas, que tiveram a oportunidade de contribuir com o público acadêmico e demais interessados, compartilhando seu conhecimento e experiência, agregando assim ensinamentos à formação profissional dos nossos estudantes. 

    Todas as atividades da Semana Acadêmica do CCS 2020 foram transmitidas pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube, onde ainda podem ser conferidas, e também em outras plataformas digitais. 

  • Mais do que nunca, a área da Saúde ficou evidenciada neste momento de pandemia, principalmente por sua importante contribuição no combate à Covid-19. Esse apoio e trabalho na luta contra o novo coronavírus nortearão as discussões em diferentes aspectos relativos à saúde mental, qualidade de vida e intervenções terapêuticas na Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde da UCP 2020, que começou nesta segunda-feira (24.08) e segue com programação on-line até sexta-feira 28.08). As atividades serão transmitidas pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube, e também em outras plataformas digitais.



    Voltado para público acadêmico e demais interessados nos temas que serão abordados, o evento vai oferecer uma programação gratuita repleta de atividades sob a perspectiva dos quatro cursos que compõem o CCS - Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia e Psicologia.

    “Apesar da distância, do cenário desfavorável e triste da nossa condição atual de uma pandemia, estou certa que nós seguiremos promovendo conhecimento e capacitação científica e crítica na formação profissional dos nossos alunos. E também como a oportunidade de compartilhar com a comunidade conhecimento, que acreditamos ser papel fundamental da Universidade na sociedade”, observou a diretora do CCS e coordenadora do curso de Biomedicina, Profª. Adriana Afonso, ao abrir a palestra Mapeamento de saúde mental por análise computacional do discurso, dando início à Semana Acadêmica do CCS.

  • A pandemia tem trazido à tona relevantes reflexões sobre as mais diversas áreas da saúde. A rápida descoberta no sequenciamento do genoma do novo coronavírus contribuiu para entender melhor o vírus. O tema foi escolhido para o encontro on-line promovido, nesta quarta-feira (22.07), pelo curso de Biomedicina da UCP que abordou a importância do sequenciamento de nova geração no combate às epidemias. O evento foi transmitido pela TV UCP, canal no Youtube da Universidade.

    A palestra com a biomédica, Me. e doutoranda em Genética, Mariane Talon de Menezes teve como objetivo introduzir as definições e aplicabilidade da técnica de Sequenciamento de Nova Geração nas infecções virais que possuem potenciais pandêmicos.



    “É um orgulho ter uma biomédica da UCP podendo colaborar com o compartilhamento de conhecimento e oportunizar todos os nossos alunos e as pessoas que nos assistem a chance de entender o papel da ciência nesse momento. Um cenário de pandemia em que temos muitas dúvidas, perguntas e temos a urgência de ter respostas e informações. É importante que as pessoas tenham a chance de saber de que forma a ciência ajuda a medicina e traz as respostas que a gente tanto precisa”, pontuou a diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP e coordenadora do curso de Biomedicina, Profª. Drª. Adriana Afonso.

    O conteúdo da palestra pode ser conferido no canal da UCP no Youtube.

  • O combate a Covid-19 exige a união de diversas áreas da Saúde e o uso de fármacos no tratamento tem sido essencial. Para falar sobre o assunto, o curso de Biomedicina da UCP promoveu, nesta terça-feira (21.07), a palestra on-line Reposicionamento de fármacos: aplicação da bioinformática na luta contra o Covid-19, que foi transmitida pela TV UCP, canal no Youtube da Universidade.

    O evento teve como palestrante o biomédico, mestrando em Biotecnologia, Caio Felipe de Araujo Ribas Cheohen. Ele atua nas áreas de biologia computacional, biologia estrutural, bioinformática e bioquímica com escopo em predição funcional de proteínas, e desenvolvimento de alternativas ao tratamento de infecções bacterianas multirresistentes.



    O objeto do encontro virtual foi compartilhar conhecimento sobre as estratégias usadas na atualidade para predizer quais fármacos, já existentes, podem ser direcionados para tratamento de novas patologias, como por exemplo, a Covid-19. O evento também teve o intuito de divulgar a atuação de Biomédicos no cenário científico.

    “Essa temática do reposicionamento ganhou bastante evidência em função da pandemia. O Caio vem compartilhar com a gente um pouco dessa informação. Ele atua como mestrando em Biotecnologia e está envolvido em projetos de pesquisa com o coronavírus. Então é uma oportunidade incrível de recebê-lo, não apenas por ser um egresso da nossa UCP e do curso de Biomedicina, mas também pelo fato de estar compartilhando conhecimento, que para nós é um aspecto fundamental poder propagar informação”, pontuou a diretor do Centro de Ciências da Saúde da UCP e coordenadora do curso de Biomedicina, a Profª. Drª. Adriana Afonso. 

    Todo o conteúdo da palestra pode ser conferido no canal da UCP no Youtube.

  • A pandemia nos impôs a necessidade do afastamento social para segurança de todos, adiando muitos planos e adaptando outros, pois a vida precisa continuar. Com segurança e restrição de público, a UCP manteve a realização das formaturas do primeiro semestre, mas de maneira diferente para preservar a todos, garantindo aos estudantes a conclusão do curso. As primeiras colações já acontecerem no último fim de semana, no Campus Dom Veloso.

    A Universidade não realizou a tradicional solenidade, com o uso de becas e capelo, apenas a colação (imposição de grau e assinatura de ata), na qual o aluno pode estar acompanhado de apenas dois convidados. A medida foi tomada pela Universidade para garantir a emissão do diploma em menor tempo possível, não sendo autorizada a participação de quem não estiver efetivamente colando grau.

    Para evitar a aglomeração de pessoas, os cursos foram distribuídos por horários e está proibido o fluxo de pessoas circulando pelo estacionamento do campus nesse período. 



    Além da redução de público e distribuição dos formandos, outras medidas de segurança também foram tomadas, como a organização do Salão Nobre, que foi adaptado para respeitar o distanciamento. 

    “A UCP em atenção, cuidado e compromisso com seus estudantes, diante do isolamento social imposto para segurança de todos, empreendeu e manteve o seu calendário acadêmico. Isto permitiu que os alunos concluintes deste período pudessem colar grau, mesmo que sem haver a tão sonhada solenidade de formatura. Assim, ao receber a imposição de grau, nossos formados poderão receber o seu diploma no tempo previsto e, em vantagens, se apresentarem ao mercado de trabalho em tempos tão difíceis”, pontuou o Reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, que destacou a relevância deste momento.

    “Entendemos a importância da conclusão e fechamento desse ciclo tão significativo, ainda mais diante deste momento ímpar que vivemos. Tão logo seja autorizada a realização de eventos com aglomeração de pessoas, a Universidade vai realizar a tradicional solenidade como forma de registrar essa etapa tão relevante para todos nós”, finalizou o Reitor.

  • Exibições do UCP Online em Tempos de Pandemia acontecerão as segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h, no canal da Universidade no Youtube

    Diariamente somos bombardeados com uma infinidade de informações, verdadeiras e falsas, sobre a nova pandemia da covid-19, que preocupa o mundo todo. Falar e esclarecer sobre tudo o que norteia a doença pode ajudar a entender melhor e conscientizar ainda mais a população sobre a gravidade e seriedade da questão. A partir da próxima segunda-feira (27.04), a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) lança a websérie UCP Online em Tempos de Pandemia que vai trazer especialistas para abordar diversos aspectos sobre a doença e o tempo de isolamento social, como direito da população, economia, empreendedorismo, entre outros.

    “Temos um capital intelectual muito grande na Universidade, com uma seleção de especialistas nas mais diversas áreas que podem contribuir com seu conhecimento nesse momento tão delicado e novo para todos nós. Vamos oferecer essa expertise que a UCP tem em prol da comunidade. Acreditamos que quanto mais informações verdadeiras pudermos passar, as pessoas se conscientizarão e estarão mais preparadas para passar por essa fase da melhor maneira possível. É um momento de união e superação de todos”, explica o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani. 


    As exibições ocorrerão as segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h, no canal do Youtube da Universidade (UCP Online), com entrevistas que vão trazer professores e profissionais envolvidos com a pandemia, debatendo as diversas dúvidas e questões a respeito do novo coronavírus. A experiência de quem viveu na pele a covid-19 também será compartilhada, como o primeiro episódio com a coordenadora do curso de Biomedicina da UCP, Adriana Afonso, que testou positivo e vai contar sua vivência, além de abordar também aspectos da biomedicina na questão.

    “A UCP é um celeiro de conhecimento, com profissionais qualificados que são atualizados e geradores desse conhecimento. Poder compartilhar isso com a comunidade nesse momento é um aspecto de cidadania, uma vez que as informações vêm de encontro à necessidade de uma orientação segura e verdadeira. Porque estamos todos vivendo uma condição ímpar de pandemia, o que gera muita angústia e ansiedade”, comenta a professora, que testou positivo, assim como o marido.

    “Compartilhar a experiência de ter vivido essa infecção e o processo de uma evolução moderada da covid é uma ação solidária. Nesse momento em que todos estão angustiados pela mudança de rotina, pela restrição que a pandemia nos impõe, todo compartilhamento de informação verdadeira é colaborativa. Poder compartilhar quais foram os sintomas, os momentos de angústia e a relevância da ajuda que recebi de profissionais e amigos é uma ação de cidadania. É importante para as pessoas terem um percepção de que a sintomatologia é diferente em cada pessoa, como ocorreu comigo e com meu marido. O intuito é ajudar as pessoas e minimizar a angústia”, pondera Adriana.

    O UCP Online em Tempos de Pandemia vai ao ar as segundas, quartas e sextas-feiras, começando já no próximo dia 27, às 18h, no UCP Online, canal no Youtube da Universidade. Todo o conteúdo da websérie ficará disponível para publicação/veiculação na imprensa e para instituições que tenham interesse em utilizar o material ao abordar os assuntos e temas referentes à pandemia.
  • Em tempos de pandemia, em que a tecnologia tem sido nossa maior aliada para garantir a continuidade nos estudos dos nossos alunos, de maneira remota, a UCP firmou novas parcerias, investindo em ferramentas tecnológicas para oferecer ainda mais vantagens e facilidades aos nossos discentes. A partir de agora, todos os alunos da Universidade têm acesso ao Google for Education, uma plataforma ampla e com múltiplos aplicativos, e também já está disponível a licença do Office 365 ProPlus.

    Com o Google for Education, o aluno terá um e-mail institucional que será a sua chave para uma série de aplicativos disponíveis na plataforma, que poderá ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar. Ele terá, pelo Google Drive, espaço ilimitado para armazenar em nuvem arquivos de trabalhos e imagens. Também terá acesso ao Google Classroom, Google Forms, recurso de colaboração e compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações; assim como ao Google Meet, que permite conversas e reuniões com mais de uma pessoa por voz ou por videoconferência.



    Já por meio de uma parceria entre a UCP e a Microsoft, o aluno tem a licença gratuita do Office 365 ProPlus, enquanto sua matrícula estiver ativa na Universidade, podendo baixar os softwares do pacote Office em seu computador, tablet ou smartphone. O Office 365 inclui todos os aplicativos do tradicional pacote Office, como Word, PowerPoint, Excel, OneNote, entre outros, além do acesso ao OneDrive para armazenamento de arquivos e documentos na nuvem.

    A licença permite a instalação dos softwares em até cinco dispositivos, para uso offline. Além disso, também é possível a utilização da versão online dos aplicativos acessada pelo navegador.

    “É na crise que temos a oportunidade de crescer, de evoluir e aprimorar o que somos e o que oferecemos. Temos que aproveitar esse momento para extrair o melhor e temos a tecnologia a nosso favor. Por isso estamos trabalhando para tornar essa experiência virtual dos nossos alunos, com as aulas remotas ao vivo, a melhor possível. Firmamos essas parcerias com objetivo de oferecer o máximo de ferramentas para que o aluno aproveite da melhor forma seus estudos”, pontua o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani.
  • O semestre começou e não poderia faltar o tradicional Concerto de Boas-vindas da UCP, que neste ano trouxe uma novidade com a apresentação do UCP Jazz. O trabalho, sob a coordenação do Prof. Rafael Bezerra, é fruto do grupo de pesquisa e prática de conjunto da Licenciatura em Música da UCP, atuando como um grande laboratório para as disciplinas do curso. As apresentações aconteceram no intervalo das aulas nesta quinta-feira (12.03), no Campus Dom Cinta, e na quarta-feira (11.03) no Campus Dom Veloso.



    “Estudar na UCP tem dessas coisas. Este é o nosso jeito de expressarmos nossa alegria em ter todos vocês aqui conosco, sejam os alunos veteranos, sejam os estudantes ingressantes que acabaram de chegar em nossa casa. No último sábado (07.03), tivemos a oportunidade de ter os Jogos de Integração, no nosso Centro Poliesportivo. E agora temos a grande participação do UCP Jazz, formado por nossos estudantes, a maioria dos alunos de licenciatura em Música. Mas um projeto aberto a todos os estudantes que tenham interesse na música. Obrigado a vocês do grupo, por essa manifestação de carinho, e a todos que prestigiaram esse momento”, disse o Reitor, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

  • Curso de Biomedicina daUniversidade vai promover dois encontros, nos dias 10 e 12 de março, para esclarecer questões como epidemia viral e prevenção de infecções

    Com mais de 200 casos já confirmados de Coronavírus no Brasil e mais de 2 mil sendo monitorados, o tema ganha cada vez mais relevância a ser discutido, principalmente sobre a conscientização a respeito da prevenção. A UCP, por meio do curso de Biomedicina, promoveu dois encontros abertos ao público e gratuitos para debater o tema em diversas esferas. Para nortear a discussão de conceitos fundamentais sobre epidemias virais, antes foi exibido o filme Contágio para nortear a discussão. O CineBiomedicina aconteceu no Campus Dom Cintra.


    Voltado a estudantes de graduação, de Ensino Médio e demais interessados no tema, o evento teve como objetivo promover conhecimento sobre os processos de identificação de um agente infeccioso; caracterizar as etapas de uma epidemia viral; e discutir sobre procedimentos de prevenção da infecção. A ideia foi apresentar informações sobre o novo Coronavírus associado às infecções recentes na China.

    Foram duas sessões, nas quais as professoras biomédicas Rebeca Vazquez Novo Martins e Natalia Moysés esclareceram dúvidas e questões sobre epidemias virais, apresentando os conhecimentos descritos sobre o novo Coronavírus, bem como conceitos de prevenção de transmissão viral.

  • Depois da Semana de Integração Docente, é a hora de iniciar oficialmente o ano letivo na UCP que começou nesta segunda-feira (10.02) com a recepção dos novos alunos. Calouros dos campi Dom Veloso e Dom Cintra receberam em um dia exclusivo dedicado a eles as boas-vindas da Reitoria e coordenação dos cursos.

    Eles foram apresentados à Instituição e às instalações do campus onde estudarão, visitando laboratórios e salas especiais, além de conhecerem os coordenadores e docentes dos cursos, tendo a oportunidade de saber mais sobre a graduação que farão.



    Maria Eduarda de Souza Fonseca, de 17 anos, está ingressando no curso de Letras e ficou feliz de ter esse dia especial de contato entre os calouros e corpo docente, um dos diferenciais que a fez escolher a UCP após participar por duas vezes do UCP Portas Abertas.

    “Gostei muito da relação dos alunos com os professores. Vi isso no Portas Abertas, que também me ajudou a definir qual curso seguiria, pois cheguei a ver outros no dia do evento, mas optei mesmo por Letras que já era a minha primeira opção. E hoje ter esse dia só pra gente é bom, pois não chegamos perdidos no meio de todo mundo. Achei bem legal, porque conhecemos o coordenador do curso, alguns colegas de aula e de outros cursos”, conta a estudante que estudará no Campus Dom Veloso.

    “É bom ter esse momento só para os calouros, para se ambientar e já se acostumar, sem começar logo com todo mundo”, disse Camile Cruz, de 16 anos, que vai estudar Engenharia Elétrica no Campus Dom Cintra.

  • Com o início de mais um ano letivo, a UCP se prepara para receber seus estudantes promovendo capacitação e atualização de seus docentes. De 3 a 5 de fevereiro, os professores participaram da Semana de Integração com atividades voltadas ao aprimoramento constante dos colaboradores. A abertura aconteceu na segunda-feira (03.02) com celebração de missa em ação de graças e uma confraternização entre a Reitoria e colaboradores. Na ocasião foram anunciadas as mudanças ocorridas com os novos mandatos nas direções de Centros e coordenação de cursos da graduação e do mestrado.



    A programação contou com uma reunião direcionada aos docentes que lecionam na modalidade a distância, para discutir sobre o papel do EAD e dos envolvidos para o melhor aprendizado; além de oficinas sobre novas metodologias e sobre moodle; e palestras sobre temas diversos, como questões sobre a acessibilidade pedagógica; desafios psicológicos da ação docente, entre outras.

    Novos mandatos nos Centros e cursos

    Neste semestre, também assumem os novos diretores e coordenadores aprovados pelo Conselho Universitário (CONSUN). O Centro de Ciências Jurídicas passa a ter na direção o Prof. Maurício Pires Guedes e na vice-direção a Profª. Adriana Sheremetieff, que assume a direção da graduação em Direito. A vice-direção do Centro de Ciências da Saúde passa a ser com a Profª. Rosilene Ribeiro, coordenadora do curso de Psicologia. O Padre Adenilson Ferreira Silva assume a coordenação do curso de Teologia, do Centro de Teologia e Humanidades.

    A Profª. Erika Machado continua na coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo e assume, também, a direção do Centro de Engenharias da Computação. O curso de Engenharia Civil tem agora a frente o Prof. Vinícius Furtado Rosa. Já os de Engenharia Elétrica e Mecatrônica estarão sob coordenação do Prof. Fábio Licht, que também é responsável pela Engenharia da Computação e Redes de Computadores. Nos programas de pós-graduação, o mestrado em Direito passa a ter na coordenação o Prof. Daniel Machado Gomes e adjunto o Prof. Klever Filpo.

  • Primeira edição do programa Meninas na Ciência aconteceu nesta segunda-feira (09.12), no Campus Dom Cintra

    Ele era dominado por homens, mas hoje as mulheres, principalmente no Brasil, têm conquistado seu lugar no universo da ciência. Para incentivar as meninas que gostam de Ciência e Tecnologia, e os meninos também, o curso de Biomedicina da UCP promoveu o programa Meninas na Ciência, que teve sua primeira edição nesta segunda-feira (09.12), no Campus Dom Cintra.



    Direcionado a estudantes do Ensino Médio, o evento tem a proposta de promover conhecimento sobre atividades científicas em aulas práticas nos laboratórios da Universidade, ministradas somente por professoras. As docentes Adriana de Oliveira Afonso, coordenadora do curso; Paola Alejandra Cappelletti e Camila Brand fizeram uma contextualização das aulas e a aplicação desses experimentos na ciência e na pesquisa, e também abordaram sobre a atuação das mulheres como cientistas e pesquisadoras.

  • Quatro biomédicas graduadas na UCP foram aprovadas no processo seletivo do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Inmetro, incluindo as duas primeiras colocações. O resultado, divulgado na semana passada, comprova a relevância e qualidade do curso da UCP na formação dos seus alunos.   

    “As aprovações dos Biomédicos da UCP dão ao corpo docente a percepção de que oferecemos a capacitação necessária para que nossos estudantes tenham a chance de dar seguimento a sua formação em centros de excelência, como o Inmetro”, comenta a coordenadora do curso de Biomedicina da UCP, Adriana Afonso.



    As egressas Ana Carolina Silva Bulla e Maria Eduarda Alves Esteves conquistaram o primeiro e segundo lugares na classificação, que ainda teve as ex-alunas Mayane Ribeiro de Faria Henrique e Marceli Leano da Silva.

    “O interesse pela pesquisa foi algo despertado em mim durante a graduação. Desde nova, meu desejo era atuar na área da saúde e em 2013 conheci o curso de Biomedicina da UCP. Ingressei em 2014 onde me apaixonei pelo curso e pelo que o biomédico faz. Desde o primeiro período pude conhecer um pouco do que era a pesquisa pela frequente leitura e discussão de artigos científicos em sala de aula. Além disso, a experiência dos professores na pesquisa, aplicada durante a ministração das disciplinas, me confirmou que era isso que eu queria fazer”, lembra a biomédica Ana Carolina, que reitera sobre o papel dos professores e do curso na sua formação.

    “No final do curso, pude ter certeza que seguiria carreira acadêmica e que o mestrado seria a próxima etapa. Acredito que a qualidade do curso da UCP advém não só da excelente formação do corpo docente, mas também de sua dedicação em formar bons profissionais”, disse.
    Egressa Ana Carolina passou em 1º lugar
    A egressa Ana Caroluna Bulla passou em 1º lugar


    A coordenadora do curso, Adriana Afonso, destaca o desempenho dos egressos da UCP em processos seletivos, como na sua trajetória profissional.

    “Considero que a aprovação em primeiro lugar no processo seletivo de mestrado do Inmetro da nossa egressa no curso de Biomedicina demonstra que nossos professores ajudam a desenvolver em nossos estudantes um interesse pela ciência e a necessidade de um aprendizado constante. Vários outros Biomédicos formados pela UCP têm sido aprovados em seleções de mestrado em posições de destaque, como foi o caso da Ana Carolina Bula. Ela sempre foi uma estudante com dedicação e tenho certeza, terá ótimo desempenho na carreira científica”, comenta.
  • A relevância e importância da pesquisa no universo acadêmico e fora dos muros da Universidade foram destacadas durante a XXI Jornada de Iniciação Científica da UCP, que aconteceu nesta quarta-feira (13.11), no Campus Dom Veloso. Foram apresentados 78 trabalhos, entre 39 exposições de pôsteres de projetos de novas pesquisas e 39 apresentações orais do resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do último ano.  

    Participaram da solenidade de abertura do evento, o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Salles; além dos diretores dos Centros Acadêmicos da Instituição.

       

    Atualmente, a UCP tem 70 grupos de pesquisa, grande parte financiada por meio de bolsas - pelo PIBIC/CNPq, pelo Fundo Celso da Rocha Miranda e pela própria UCP – incluindo cinco estudantes do Ensino Médio do CAUCP, que estão contemplados com bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIC) do CNPq, na categoria Junior.

    “A universidade se caracteriza pela capacidade de manter a memória das pesquisas que foram realizadas não só aqui dentro, mas para além das nossas próprias fronteiras, e essa memória se dá, sobretudo, através do ensino. A UCP tem um ensino de excelência, que mantém viva a pesquisa que é realizada no âmbito acadêmico. Mas quando inauguramos esse projeto de iniciação científica, significa um passo além. Estamos dizendo para os nossos alunos que que eles também podem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, da inovação que é o que o país precisa também num momento de crise”, observa o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Salles, destacando o incentivo da pesquisa desde o Ensino Médio, no CAUCP.



    Além do trabalho desenvolvido na pesquisa na Instituição, ele também destaca o diferencial em dedicar um dia exclusivo a esse universo, reunindo jovens pesquisadores com profissionais que permitem esse intercâmbio de conhecimento.

    “É a oportunidade que os alunos têm de receber professores de fora, de instituições de todo o estado e também de outros, além dos próprios professores. Porque são olhares diversos que complementam a pesquisa realizada, e também fazem o reconhecimento que dá para o nosso aluno respaldo de que ele está no caminho certo. São sugestões muito valiosas. É um espaço de diálogo, interação e convivência acadêmica. Também uma oportunidade para que os próprios professores da casa saibam o que seus colegas estão fazendo, possibilitando ainda trocas entre os grupos, que podem trabalhar em conjunto, promovendo a interdisciplinaridade”, disse.

    Após a solenidade de abertura, o público teve a oportunidade de conhecer nos pôsteres expostos as pesquisas em andamento e em seguida, nas salas de aula, a apresentação dos trabalhos iniciados em 2018 e concluídos em 2019 que foram analisados pelos comitês interno - composto por docentes da Instituição e externo – formado por professores de instituições convidados.

  • A graduanda do curso de Biomedicina da UCP, Gabriela Morais, recebeu uma menção honrosa pelo trabalho científico que desenvolve no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ. Com o título Phenotypical and pharmacological differences evoked by in vitro aging of LLC-PK1 proximal tubule renal cells, a honraria foi concedida durante o Congresso Internacional V Meeting on Cardiotonic Steroids and the Na+ Pump, que aconteceu entre os dias 19 e 20 de setembro em Divinópolis, na Universidade Federal de São João del-Rei. O evento reuniu cientistas de renome internacional na área.

    O trabalho do qual participa a aluna da UCP investiga as alterações morfológicas e fisiológicas associadas ao envelhecimento celular. O envelhecimento é um processo degenerativo progressivo que ocorre com todas as células do corpo. Assim, há perda da sua capacidade de adaptação e reparação, e resulta em transformações fenotípicas (ou seja, de suas características originais) que podem culminar na morte da célula. Além disso, ele modifica a resposta farmacológica à fármacos. Nossa perspectiva é que este estudo possa contribuir para o conhecimento das modificações celulares causadas pelo envelhecimento e como isso pode estar relacionado à resposta ao tratamento medicamentoso.

    Aluna Gabriela Morais na apresentação oral do trabalho
    O primeiro trabalho científico da estudante, desde a iniciação científica, também foi aceito em outro evento internacional, o 51° Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics, da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, realizado entre os dias 24 e 27 de setembro, em Maceió.

    “Foi muito gratificante e desafiador. Mesmo antes de receber a menção, o sentimento de realização já estava presente desde quando o professor Luis Eduardo Menezes Quintas possibilitou a submissão do projeto, não só em forma de pôster, mas também em apresentação oral em inglês, estando a menos de um ano na pesquisa. Quando o resumo foi aceito e selecionado como um dos melhores, e ter sido visitado por avaliadores internacionais renomados, foi ainda mais retribuidor. Todo esforço foi recompensado e através dele pode representar não somente a nossa universidade, a UCP, mas também a UFRJ”, disse Gabriela.

    A aluna (primeira à direita) com as Dras. Sandrine Pierre (EUA), Natalya Fedosova (Dinamarca), Kathleen Sweadner (EUA) e as finalistas de melhor trabalho apresentado
  • Estudantes da UCP visitaram nesta terça-feira (27.08) a sede da Orange Business Services, que fica no Quitandinha, em Petrópolis. O tour foi um brinde aos cinco alunos que ganharam o quiz promovido pela empresa na palestra realizada no Campus Dom Cintra da Universidade no último dia 14 de agosto.

    Na palestra realizada no início do mês, a Orange destacou o grande número de contratações de alunos da UCP como estagiários, sendo alguns rapidamente efetivados. As principais contratações são dos cursos de Tecnólogo de Redes de Computadores, Engenharia de Computação, Relações Internacionais e Direito, entre outros cursos como Mecatrônica, Elétrica e até aluno de Mecânica.
    A Orange Business Services possui outros quatro Major Service Center (MSCs), além de Petrópolis, que ficam na Índia, França, Ilhas Maurício e Egito.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000