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  • O início do ano letivo é um momento de expectativas e cheio de emoções para quem está ingressando na Universidade. Por isso, a importância dos novos alunos terem seu primeiro contato oficialmente como estudantes direto com o coordenador do curso, para conhecer mais sobre o próprio curso, a infraestrutura da Instituição e um pouco da história da Universidade. Esse receptivo exclusivo aos calouros é tradição na UCP e aconteceu, virtualmente, nesta quarta-feira (10.02).

    Cada curso teve um encontro on-line que reuniu o coordenador e professores do curso, que tiveram a oportunidade de conhecer os ingressantes e ter um bate-papo com os alunos em um momento descontraído. Já nesta quinta-feira (11.02) começam as aulas de todos os alunos da graduação, dando início oficialmente ao ano letivo.

  • O ano de 2020 pode ser resumido como um ano de desafios, mas principalmente de superação em todas as áreas, especialmente quando se fala em educação. Depois de vencer este ano tão marcante, os docentes da UCP se preparam para o início de mais um ano letivo, que teve início nesta quarta-feira (10.02), ainda de maneira remota. Durante três dias, os professores participaram de encontros e reuniões durante a Semana de Integração, que foi realizada virtualmente. A programação começou na segunda-feira (09.02) com a missa em ação de graças e uma reunião com a Reitoria, diretoria dos centros acadêmicos e dos cursos de pós-graduação.

    “Iniciamos nosso ano letivo e hoje, de maneira muito particular, a Semana de Integração a fim de que o Senhor possa iluminar nossa vida e nossas atividades inspirando de forma corajosa e criativa mais um ano com os desafios que se apresentam devido à pandemia com as suas consequências”, disse o Reitor, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa ao abrir a reunião na segunda.



    Na ocasião, o Reitor fez um balanço do ano passado, desde o momento em que todos foram surpreendidos com a publicação do decreto que suspendia as aulas presenciais e todas as decorrências da pandemia, como as transformações que todos, colaboradores, professores e alunos, precisaram passar para se adequar às necessidades da situação.

    “Tivemos que nos reinventar diante dos novos desafios impostos pela covid-19. Desconcertados, tivemos que abandonar muitas coisas necessárias para lecionarmos até então. Tivemos que empreender caminhos rumo a um mundo pouco conhecido para muitos de nós. Mas, como a família de Nazaré, a família UCP não caminhou sozinha. Caminhamos na companhia de Jesus, guiados pelo Senhor com espírito confiante, abertos às novas tecnologias e avanços da ciência nos meios de comunicação”, lembrou o padre, destacando a atuação incansável de todos na busca da melhor forma de continuar com o ensino de excelência da UCP em todos os seus formatos, seja no presencial ou remoto.

    Como é tradição, as aulas dos novos alunos começaram nesta quarta-feira (10.02), em um dia exclusivo quando terão um encontro virtual com seus coordenadores, e na quinta-feira (11.02) terá início, oficialmente, o ano letivo para todos os alunos.

  • Espaço em Olaria foi inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (29.01) com uma pequena e restrita solenidade
    Unidade é a quarta de EAD da tradicional instituição de Ensino Superior da região, onde serão oferecidos cinco cursos de graduação nesta modalidade

    A tradição e credibilidade reconhecidas no ensino da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) acabam de se expandir ainda mais na região, com a inauguração do novo polo de ensino a distância da Instituição no município serrano de Nova Friburgo. A unidade EAD - a quarta da Universidade, sendo a terceira fora de Petrópolis – foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (29.01), fruto de uma parceria entre as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo. Uma pequena e restrita solenidade simbólica foi realizada no polo, que está instalado no bairro de Olaria, onde funcionava o Centro Social Nossa Senhora das Graças. 

    Participaram da ocasião o Bispo Diocesano de Petrópolis e Grão-chanceler da UCP, Dom Gregório Paixão; o Reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa; o vice-reitor, maestro Marcelo Vizani; o pró-reitor administrativo, Anderson Cunha; o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci; o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, onde funciona o polo, Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça; e o Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. Jandir Pereira Corrêa.
    “Para nós é uma alegria muito grande poder abrir esse polo da UCP aqui em Nova Friburgo, em uma parceria entre as duas dioceses, quando poderemos trazer toda a experiência galgada ao longo de décadas para implantar aqui, abrindo neste momento esses cursos EAD. O que nós desejamos é realmente trazer essa expertise de muitos anos, porque somos educadores e não empresários da educação. E com isso queremos trazer este know how de décadas e também a nossa presença que deseja levar Jesus Cristo para todas as pessoas. E como Jesus era um educador nato, desejamos, também, através dos profissionais que aqui trabalharão fazer com que Deus seja cada vez mais conhecido, amado e adorado”, disse o Bispo Diocesano de Petrópolis e Grão-chanceler da UCP, Dom Gregório Paixão.



    No polo serão ofertados os cinco cursos de graduação disponibilizados nesta modalidade, que são Pedagogia (licenciatura), Administração (bacharelado), História (licenciatura) e os mais novos, Teologia (bacharelado) e Filosofia (licenciatura e bacharelado); além de cursos de extensão e pós-graduação, também oferecidos em EAD. 

    “Estou muito feliz como bispo diocesano, porque valorizo muito a educação. Antes de ser bispo, era professor universitário e fui diretor de faculdade. A igreja sempre valorizou a educação como meio de transformação pessoal e social, de crescimento humano e uma formação integral. E a UCP oferece tudo isso. Como bispo diocesano, acolher uma universidade católica, na diocese que me foi oferecida, é muito bom. A nossa identidade cristã e humanista. Então é um dia de graça para mim, de acolher uma universidade católica, de valorização da educação e por uma necessidade que tínhamos aqui de oferecer uma formação integral e humanista a todos da comunidade. Precisamos dessa base para podermos crescer como humanos e para contribuir com o progresso da sociedade”, destaca o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci.

    Assim como todos os alunos da UCP, dos cursos presenciais e em EAD, os alunos de Friburgo contarão com toda a estrutura tecnológica para a realização das aulas e suporte aos estudos, como acesso a Biblioteca Virtual; ao Google for Education, que oferece drive ilimitado para armazenamento de arquivos e uma série de aplicativos disponibilizados na plataforma; além da licença do pacote Office 365 para que os alunos possam realizar todos os trabalhos e atividades.

    A unidade se soma a outras três da Instituição - que ficam em Petrópolis, Teresópolis e Magé -, contemplando o projeto de expansão da Universidade por todo o Estado do Rio de Janeiro, que faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional.

    “Estamos felizes de conseguir, diante de tempos tão difíceis e desafiadores, continuar com a nossa missão e compromisso com a Educação, expandindo nossa atuação para outros municípios. Isso significa levar à comunidade friburguense uma formação de qualidade e excelência, por meio do nosso corpo docente de mais de 95% de mestres de doutores. Uma formação integral e diferenciada, que vai além da competência técnica, mas também humanista”, pontua o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, que na ocasião expressou o interesse em implantar também no local uma unidade do Colégio de Aplicação da UCP.

    “Agradecemos a Diocese de Friburgo que teve sensibilidade em enxergar essa oportunidade de aproveitar o espaço ocioso para implantar aqui uma das ferramentas de maior impacto na transformação da sociedade: a educação”, completa.

    O polo friburguense da UCP fica na Rua Maria D' ngelo Magliano nº 58, em Olaria. Mais informações sobre os cursos, formas de ingresso, entre outras, podem ser obtidas no site ucp.br. 
  • Cursos da Universidade obtiveram as melhores notas entre as universidades particulares do Estado do RJ

    A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) se destacou em duas importantes avaliações no universo acadêmico, com seus cursos alcançando as melhores notas entre as universidades particulares do Estado do Rio de Janeiro. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, foram avaliados cursos de ciências biológicas e ciências exatas. Já no Guia Quero Estadão, considerada a maior pesquisa de opinião do Ensino Superior brasileiro, a UCP teve 22 cursos de graduação – incluindo bacharelados e licenciaturas - avaliados.

    “A Instituição recebe esses resultados positivos com grande satisfação e sentimento de dever cumprido, diante do reconhecimento da qualidade e relevância dos nossos cursos no cenário nacional, estadual e, obviamente, local, obtendo as melhores notas no Estado. No Enade, por exemplo, ficamos atrás somente de universidades públicas. Isso afirma o nosso compromisso na formação de profissionais competentes e prontos para o mercado de trabalho e na busca constante de atualização e aprimoramento em todos os sentidos, seja na matriz curricular, corpo docente e infraestrutura”, observa o reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

    A prova do Enade acontece todos os anos, desde 2004, para avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Ela é aplicada pelo Inep, que é vinculado ao Ministério da Educação, em ciclos avaliativos. Ou seja, a cada ano são determinadas áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. Em 2019, foram avaliados cursos do Centro de Engenharia e Computação e do Centro de Ciências da Saúde que foram classificados entre as melhores notas do estado.



    Os cursos de Biomedicina (nota 4) e Fisioterapia (nota 3) obtiveram a melhor nota entre as universidades privadas do Estado do RJ. O curso de Educação Física teve a melhor nota (4) entre as instituições privadas do interior do estado. No ranking estadual, considerando as instituições públicas e privadas, os cursos de Biomedicina e Fisioterapia ocuparam o 3º lugar e o de Educação Física a 4ª posição. 

    Já Arquitetura e Urbanismo (nota 3) ficou entre os 10 melhores cursos do Estado do RJ e com a 2° melhor nota entre as universidades privadas do interior. O curso de Engenharia Mecânica (nota 3) também se destacou com a 2° melhor nota entre as instituições privadas do estado.
    22 cursos avaliados no Guia Quero Estadão
    Além do Enade, a UCP também passa anualmente pela avaliação do Guia Quero Estadão, que é organizado em parceria entre o jornal O Estado de S. Paulo e o Quero Educação, um portal que reúne bolsas de estudo em mais de 6 mil parceiros entre faculdades e escolas de todo o Brasil. O ranking avaliou cerca de 15 mil cursos de graduação em todo o Brasil, analisando quesitos como qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

    Os cursos avaliados com nota 4 foram Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física; Filosofia; História; Letras; Pedagogia e Psicologia. Já os cursos de Ciências Contábeis; as engenharias Civil; Elétrica; Mecatrônica; Mecânica; de Computação; de Produção; além dos cursos de Fisioterapia e Relações Internacionais obtiveram nota 3.
  • Foram apenas cerca de dois anos de ensinamentos para os alunos da UCP, mas as marcas e o conhecimento deixados pelo ex-professor Carlos Eduardo Rebuá Oliveira aos seus estudantes certamente perpetuam por toda sua vida. O docente que integrou o Centro de Teologia e Humanidades e o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE) da UCP, entre os anos de 2016 e 2018, foi homenageado por seus alunos após a notícia de sua morte, ocorrida no último domingo (06.09). O corpo do professor foi sepultado em João Pessoa, na Paraíba.

    Rebuá (primeiro à direita) em palestra na UCP, em 2017, sobre Ditadura na América Latina


    Os ex-estudantes do PPGE divulgaram um texto como uma forma de homenagear Rebuá e “expressar os mais profundos sentimentos por um colega, professor e amigo que nos deixou”. Para seus ex-alunos, “não há palavras para descrever o quão significativa a sua presença foi na trajetória de cada discente com quem Cadu, como nós o apelidávamos, teve contato e acabou deixando aqui seguidores fiéis de seu olhar sensível para a educação.”

    Rebuá com os alunos da graduação em palestra sobre Ditadura na América Latina


    Além de deixar os sentimentos à família e gratidão ao Cadu por toda contribuição na trajetória acadêmica, ao final, eles encerraram a homenagem com o próprio texto do professor, Lembrar Benjamin (uma alusão a Walter Benjamin, de quem Rebuá foi um grande estudioso de sua obra), substituindo BENJAMIN por CADU.

    “Lembrar Cadu significa admirá-lo. Não uma admiração contemplativa, mas como afeto e encantamento com a potência de seus escritos, atuais porque organicamente colados à cultura, ou melhor, à sua crítica. Admiramos, muitas vezes, aquilo que nos impacta imprimindo uma dificuldade de classificação à primeira vista, como uma música de ritmo estranho ou um filme que não entendemos, ainda, mas temos a sensação que isto ocorrerá em breve, tamanho foi o impacto em nós. É recorrente a percepção da sedução de Cadu em seus primeiros leitores ou ouvintes, na arquitetura ou na filosofia, na história ou nas artes, nas epígrafes ou nos textos mais densos: gostam, mas é comum não saberem ao certo narrar para alguém, de forma imediata, porque aquilo lhes tocou, porque querem ler o autor novamente ou parar ali, naquele exato ponto do primeiro contato, do primeiro flerte”.

  • Durante todo o sábado (15.08), estudantes do CTH da UCP discutiram sobre os desafios e as possibilidades de pesquisa na atualidade, sobretudo, em momento de pandemia. Os debates, que foram abertos ao público, acontecerem durante a II Jornada Discente do CTH que trouxe como tema a educação e pesquisa: estudos específicos e contemporaneidade. O evento on-line foi transmitido ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

    Voltado a toda comunidade acadêmica, sobretudo estudantes e pesquisadores da graduação, o evento propôs as reflexões sobre a questão e, dessa maneira, apresentou as especificidades e as demandas de cada área.



    “Tenho a satisfação de trazermos mais uma vez as discussões conduzidas pelos alunos do CTH. Tivemos boas palestras, em uma excelente Jornada, um pouco reduzida em virtude do momento que vivemos. Mas mais uma vez conseguimos atender às necessidades e trouxemos temas pertinentes”, observou o diretor do CTH e coordenador do curso de Letras, Prof. Me. Leandro Rodrigues.

    Todas as atividades da II Jornada Discente do CTH podem ser assistidas no canal da Universidade no Youtube.

  • A pandemia nos impôs a necessidade do afastamento social para segurança de todos, adiando muitos planos e adaptando outros, pois a vida precisa continuar. Com segurança e restrição de público, a UCP manteve a realização das formaturas do primeiro semestre, mas de maneira diferente para preservar a todos, garantindo aos estudantes a conclusão do curso. As primeiras colações já acontecerem no último fim de semana, no Campus Dom Veloso.

    A Universidade não realizou a tradicional solenidade, com o uso de becas e capelo, apenas a colação (imposição de grau e assinatura de ata), na qual o aluno pode estar acompanhado de apenas dois convidados. A medida foi tomada pela Universidade para garantir a emissão do diploma em menor tempo possível, não sendo autorizada a participação de quem não estiver efetivamente colando grau.

    Para evitar a aglomeração de pessoas, os cursos foram distribuídos por horários e está proibido o fluxo de pessoas circulando pelo estacionamento do campus nesse período. 



    Além da redução de público e distribuição dos formandos, outras medidas de segurança também foram tomadas, como a organização do Salão Nobre, que foi adaptado para respeitar o distanciamento. 

    “A UCP em atenção, cuidado e compromisso com seus estudantes, diante do isolamento social imposto para segurança de todos, empreendeu e manteve o seu calendário acadêmico. Isto permitiu que os alunos concluintes deste período pudessem colar grau, mesmo que sem haver a tão sonhada solenidade de formatura. Assim, ao receber a imposição de grau, nossos formados poderão receber o seu diploma no tempo previsto e, em vantagens, se apresentarem ao mercado de trabalho em tempos tão difíceis”, pontuou o Reitor da Universidade, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa, que destacou a relevância deste momento.

    “Entendemos a importância da conclusão e fechamento desse ciclo tão significativo, ainda mais diante deste momento ímpar que vivemos. Tão logo seja autorizada a realização de eventos com aglomeração de pessoas, a Universidade vai realizar a tradicional solenidade como forma de registrar essa etapa tão relevante para todos nós”, finalizou o Reitor.

  • O papel da família, escola e sociedade na Educação foi discutido durante a Semana do CTH da UCP 2020, que terminou na última sexta-feira (15.05). Durante cinco dias, palestras realizadas remotamente e transmitidas ao vivo no canal no Youtube da Universidade debateram em diferentes esferas O Papel das Ciências Humanas no Pacto Global Educativo em tempos de Pandemia.  Antes, o público conferiu apresentações musicais realizadas pelos alunos da licenciatura em Música. No encerramento, todos os coordenadores dos cursos do CTH fizeram um painel falando um pouco sua respectiva área.

    A proposta do tema abordado foi não apenas fazer uma reflexão sobre o Pacto Global Educativo, nesse período, mas também conhecer a amplitude e as particularidades do Pacto. 



    “A Semana foi simplesmente maravilhosa, desde o envolvimento dos  coordenadores e professores, o que já acontece naturalmente, mas principalmente o envolvimento dos alunos, interagindo e fazendo perguntas. Sobre a temática, trata-se de algo muito atual. Fizemos várias reflexões, nunca como forma de dizer que aquilo é a maneira certa. A única coisa certa que nós quisemos passar é que o ser humano tem que ser o centro de todas as nossas ações”, resume o diretor do CTH e coordenador do curso de Letras, Leandro Rodrigues. 

    Todas as palestras e atividades da Semana Acadêmica do CTH 2020 podem ser assistidas no canal da Universidade no Youtube (TV UCP)

  • Evento aberto ao público, que será transmitido ao vivo, acontece de 11 a 15 de maio, no canal no Youtube da Universidade

    Mais que uma experiência pessoal, o distanciamento social também promoverá discussão e reflexões durante a Semana Acadêmica do CTH 2020 da UCP, que começou nesta segunda-feira (11.05) com a palestra O Centro do Pacto Educativo de Francisco: a Pessoa, ministrada pelo Pe. Júlio César Evangelista Resende. Antes, foi transmitida a missa em Ação de Graças e uma apresentação musical com Breno Mendes.

    O evento, que está sendo realizado de maneira remota ao vivo, acontece até sexta-feira (15.05) no canal da Universidade no Youtube. A programação, aberta a todo púbico, será norteada pelo tema O Papel das Ciências Humanas no Pacto Global Educativo em tempos de Pandemia.

    Palestra de abertura da Semana Acadêmica do CTH
    Pe. Júlio César Evangelista Resende ministra palestra de abertura


    “Este tema está em consonância com o que o Papa estabeleceu, com o Pacto Global Educativo, que fala muito da importância da reflexão da educação como algo que trabalha os três pontos: a família, a escola e a sociedade. Dessa maneira, nós do CTH, por trabalharmos com licenciaturas, nos sentimos impelidos a refletir e nos aprofundar em relação a essa temática. E mais do que nunca se faz presente e muito importante, nesse distanciamento da escola, da participação da família como uma espécie de mediadora daquilo que a escola propõe. E a sociedade se torna muito presente pelas ordens governamentais, que com os decretos determina esse isolamento necessário”, pontua o professor. 

    Cabe lembrar que todas as atividades serão transmitidas ao vivo, por meio do canal da Universidade no Youtube (TV UCP). Os interessados em participar devem acessar o link aqui no dia e horário marcado na programação, que pode ser conferida no site ucp.br.

  • Exibições do UCP Online em Tempos de Pandemia acontecerão as segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h, no canal da Universidade no Youtube

    Diariamente somos bombardeados com uma infinidade de informações, verdadeiras e falsas, sobre a nova pandemia da covid-19, que preocupa o mundo todo. Falar e esclarecer sobre tudo o que norteia a doença pode ajudar a entender melhor e conscientizar ainda mais a população sobre a gravidade e seriedade da questão. A partir da próxima segunda-feira (27.04), a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) lança a websérie UCP Online em Tempos de Pandemia que vai trazer especialistas para abordar diversos aspectos sobre a doença e o tempo de isolamento social, como direito da população, economia, empreendedorismo, entre outros.

    “Temos um capital intelectual muito grande na Universidade, com uma seleção de especialistas nas mais diversas áreas que podem contribuir com seu conhecimento nesse momento tão delicado e novo para todos nós. Vamos oferecer essa expertise que a UCP tem em prol da comunidade. Acreditamos que quanto mais informações verdadeiras pudermos passar, as pessoas se conscientizarão e estarão mais preparadas para passar por essa fase da melhor maneira possível. É um momento de união e superação de todos”, explica o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani. 


    As exibições ocorrerão as segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h, no canal do Youtube da Universidade (UCP Online), com entrevistas que vão trazer professores e profissionais envolvidos com a pandemia, debatendo as diversas dúvidas e questões a respeito do novo coronavírus. A experiência de quem viveu na pele a covid-19 também será compartilhada, como o primeiro episódio com a coordenadora do curso de Biomedicina da UCP, Adriana Afonso, que testou positivo e vai contar sua vivência, além de abordar também aspectos da biomedicina na questão.

    “A UCP é um celeiro de conhecimento, com profissionais qualificados que são atualizados e geradores desse conhecimento. Poder compartilhar isso com a comunidade nesse momento é um aspecto de cidadania, uma vez que as informações vêm de encontro à necessidade de uma orientação segura e verdadeira. Porque estamos todos vivendo uma condição ímpar de pandemia, o que gera muita angústia e ansiedade”, comenta a professora, que testou positivo, assim como o marido.

    “Compartilhar a experiência de ter vivido essa infecção e o processo de uma evolução moderada da covid é uma ação solidária. Nesse momento em que todos estão angustiados pela mudança de rotina, pela restrição que a pandemia nos impõe, todo compartilhamento de informação verdadeira é colaborativa. Poder compartilhar quais foram os sintomas, os momentos de angústia e a relevância da ajuda que recebi de profissionais e amigos é uma ação de cidadania. É importante para as pessoas terem um percepção de que a sintomatologia é diferente em cada pessoa, como ocorreu comigo e com meu marido. O intuito é ajudar as pessoas e minimizar a angústia”, pondera Adriana.

    O UCP Online em Tempos de Pandemia vai ao ar as segundas, quartas e sextas-feiras, começando já no próximo dia 27, às 18h, no UCP Online, canal no Youtube da Universidade. Todo o conteúdo da websérie ficará disponível para publicação/veiculação na imprensa e para instituições que tenham interesse em utilizar o material ao abordar os assuntos e temas referentes à pandemia.
  • Em tempos de pandemia, em que a tecnologia tem sido nossa maior aliada para garantir a continuidade nos estudos dos nossos alunos, de maneira remota, a UCP firmou novas parcerias, investindo em ferramentas tecnológicas para oferecer ainda mais vantagens e facilidades aos nossos discentes. A partir de agora, todos os alunos da Universidade têm acesso ao Google for Education, uma plataforma ampla e com múltiplos aplicativos, e também já está disponível a licença do Office 365 ProPlus.

    Com o Google for Education, o aluno terá um e-mail institucional que será a sua chave para uma série de aplicativos disponíveis na plataforma, que poderá ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar. Ele terá, pelo Google Drive, espaço ilimitado para armazenar em nuvem arquivos de trabalhos e imagens. Também terá acesso ao Google Classroom, Google Forms, recurso de colaboração e compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações; assim como ao Google Meet, que permite conversas e reuniões com mais de uma pessoa por voz ou por videoconferência.



    Já por meio de uma parceria entre a UCP e a Microsoft, o aluno tem a licença gratuita do Office 365 ProPlus, enquanto sua matrícula estiver ativa na Universidade, podendo baixar os softwares do pacote Office em seu computador, tablet ou smartphone. O Office 365 inclui todos os aplicativos do tradicional pacote Office, como Word, PowerPoint, Excel, OneNote, entre outros, além do acesso ao OneDrive para armazenamento de arquivos e documentos na nuvem.

    A licença permite a instalação dos softwares em até cinco dispositivos, para uso offline. Além disso, também é possível a utilização da versão online dos aplicativos acessada pelo navegador.

    “É na crise que temos a oportunidade de crescer, de evoluir e aprimorar o que somos e o que oferecemos. Temos que aproveitar esse momento para extrair o melhor e temos a tecnologia a nosso favor. Por isso estamos trabalhando para tornar essa experiência virtual dos nossos alunos, com as aulas remotas ao vivo, a melhor possível. Firmamos essas parcerias com objetivo de oferecer o máximo de ferramentas para que o aluno aproveite da melhor forma seus estudos”, pontua o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani.
  • O semestre começou e não poderia faltar o tradicional Concerto de Boas-vindas da UCP, que neste ano trouxe uma novidade com a apresentação do UCP Jazz. O trabalho, sob a coordenação do Prof. Rafael Bezerra, é fruto do grupo de pesquisa e prática de conjunto da Licenciatura em Música da UCP, atuando como um grande laboratório para as disciplinas do curso. As apresentações aconteceram no intervalo das aulas nesta quinta-feira (12.03), no Campus Dom Cinta, e na quarta-feira (11.03) no Campus Dom Veloso.



    “Estudar na UCP tem dessas coisas. Este é o nosso jeito de expressarmos nossa alegria em ter todos vocês aqui conosco, sejam os alunos veteranos, sejam os estudantes ingressantes que acabaram de chegar em nossa casa. No último sábado (07.03), tivemos a oportunidade de ter os Jogos de Integração, no nosso Centro Poliesportivo. E agora temos a grande participação do UCP Jazz, formado por nossos estudantes, a maioria dos alunos de licenciatura em Música. Mas um projeto aberto a todos os estudantes que tenham interesse na música. Obrigado a vocês do grupo, por essa manifestação de carinho, e a todos que prestigiaram esse momento”, disse o Reitor, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

  • Depois da Semana de Integração Docente, é a hora de iniciar oficialmente o ano letivo na UCP que começou nesta segunda-feira (10.02) com a recepção dos novos alunos. Calouros dos campi Dom Veloso e Dom Cintra receberam em um dia exclusivo dedicado a eles as boas-vindas da Reitoria e coordenação dos cursos.

    Eles foram apresentados à Instituição e às instalações do campus onde estudarão, visitando laboratórios e salas especiais, além de conhecerem os coordenadores e docentes dos cursos, tendo a oportunidade de saber mais sobre a graduação que farão.



    Maria Eduarda de Souza Fonseca, de 17 anos, está ingressando no curso de Letras e ficou feliz de ter esse dia especial de contato entre os calouros e corpo docente, um dos diferenciais que a fez escolher a UCP após participar por duas vezes do UCP Portas Abertas.

    “Gostei muito da relação dos alunos com os professores. Vi isso no Portas Abertas, que também me ajudou a definir qual curso seguiria, pois cheguei a ver outros no dia do evento, mas optei mesmo por Letras que já era a minha primeira opção. E hoje ter esse dia só pra gente é bom, pois não chegamos perdidos no meio de todo mundo. Achei bem legal, porque conhecemos o coordenador do curso, alguns colegas de aula e de outros cursos”, conta a estudante que estudará no Campus Dom Veloso.

    “É bom ter esse momento só para os calouros, para se ambientar e já se acostumar, sem começar logo com todo mundo”, disse Camile Cruz, de 16 anos, que vai estudar Engenharia Elétrica no Campus Dom Cintra.

  • Com o início de mais um ano letivo, a UCP se prepara para receber seus estudantes promovendo capacitação e atualização de seus docentes. De 3 a 5 de fevereiro, os professores participaram da Semana de Integração com atividades voltadas ao aprimoramento constante dos colaboradores. A abertura aconteceu na segunda-feira (03.02) com celebração de missa em ação de graças e uma confraternização entre a Reitoria e colaboradores. Na ocasião foram anunciadas as mudanças ocorridas com os novos mandatos nas direções de Centros e coordenação de cursos da graduação e do mestrado.



    A programação contou com uma reunião direcionada aos docentes que lecionam na modalidade a distância, para discutir sobre o papel do EAD e dos envolvidos para o melhor aprendizado; além de oficinas sobre novas metodologias e sobre moodle; e palestras sobre temas diversos, como questões sobre a acessibilidade pedagógica; desafios psicológicos da ação docente, entre outras.

    Novos mandatos nos Centros e cursos

    Neste semestre, também assumem os novos diretores e coordenadores aprovados pelo Conselho Universitário (CONSUN). O Centro de Ciências Jurídicas passa a ter na direção o Prof. Maurício Pires Guedes e na vice-direção a Profª. Adriana Sheremetieff, que assume a direção da graduação em Direito. A vice-direção do Centro de Ciências da Saúde passa a ser com a Profª. Rosilene Ribeiro, coordenadora do curso de Psicologia. O Padre Adenilson Ferreira Silva assume a coordenação do curso de Teologia, do Centro de Teologia e Humanidades.

    A Profª. Erika Machado continua na coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo e assume, também, a direção do Centro de Engenharias da Computação. O curso de Engenharia Civil tem agora a frente o Prof. Vinícius Furtado Rosa. Já os de Engenharia Elétrica e Mecatrônica estarão sob coordenação do Prof. Fábio Licht, que também é responsável pela Engenharia da Computação e Redes de Computadores. Nos programas de pós-graduação, o mestrado em Direito passa a ter na coordenação o Prof. Daniel Machado Gomes e adjunto o Prof. Klever Filpo.

  • Durante dois dias, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP debateu e refletiu sobre o discurso pedagógico e desigualdades educacionais durante o IV Seminário Discente e o II de Egressos do PPGE. O evento aconteceu nesta quarta (27.11) e terça-feira (26.11), no Campus Dom Veloso, oferecendo palestras e apresentação de trabalhos.

    “O tema do seminário neste ano abrange especialmente questões que relacionam discursos pedagógicos e desigualdades educacionais. É um tema muito atual e importante para nosso país e para nossa região em particular, como diversas das apresentações demonstraram. Universalidade, qualidade e justiça devem caminhar juntas no desenvolvimento da nossa educação”, pontua o docente Thiago Cabrera, à frente da organização do evento.



    Além da reflexão sobre o tema, o evento teve o intuito de possibilitar a divulgação das pesquisas produzidas pelos alunos de graduação, mestrado e doutorado da UCP, assim como de outras instituições de Ensino Superior, desde que contemplado um dos eixos temáticos. O objetivo é consolidar um espaço de diálogo, de compartilhamento de experiências e reflexões entre as linhas de pesquisa, professores e alunos.

    “O evento, que chegou ao quarto ano de realização, é de grande importância para o nosso programa, por ter a organização liderada pelos discentes e permitir, dentro da nossa própria casa, a partilha das pesquisas de cada um concentrada num mesmo momento, o que torna a troca mais rica e intensiva. Recebemos muitos discentes de fora também, que têm a oportunidade de conhecer nossa Universidade, o programa, e nossas pesquisas, assim como de divulgar as suas pesquisas para nós”, comenta.

  • A relevância e importância da pesquisa no universo acadêmico e fora dos muros da Universidade foram destacadas durante a XXI Jornada de Iniciação Científica da UCP, que aconteceu nesta quarta-feira (13.11), no Campus Dom Veloso. Foram apresentados 78 trabalhos, entre 39 exposições de pôsteres de projetos de novas pesquisas e 39 apresentações orais do resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do último ano.  

    Participaram da solenidade de abertura do evento, o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Salles; além dos diretores dos Centros Acadêmicos da Instituição.

       

    Atualmente, a UCP tem 70 grupos de pesquisa, grande parte financiada por meio de bolsas - pelo PIBIC/CNPq, pelo Fundo Celso da Rocha Miranda e pela própria UCP – incluindo cinco estudantes do Ensino Médio do CAUCP, que estão contemplados com bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIC) do CNPq, na categoria Junior.

    “A universidade se caracteriza pela capacidade de manter a memória das pesquisas que foram realizadas não só aqui dentro, mas para além das nossas próprias fronteiras, e essa memória se dá, sobretudo, através do ensino. A UCP tem um ensino de excelência, que mantém viva a pesquisa que é realizada no âmbito acadêmico. Mas quando inauguramos esse projeto de iniciação científica, significa um passo além. Estamos dizendo para os nossos alunos que que eles também podem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, da inovação que é o que o país precisa também num momento de crise”, observa o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Sérgio Salles, destacando o incentivo da pesquisa desde o Ensino Médio, no CAUCP.



    Além do trabalho desenvolvido na pesquisa na Instituição, ele também destaca o diferencial em dedicar um dia exclusivo a esse universo, reunindo jovens pesquisadores com profissionais que permitem esse intercâmbio de conhecimento.

    “É a oportunidade que os alunos têm de receber professores de fora, de instituições de todo o estado e também de outros, além dos próprios professores. Porque são olhares diversos que complementam a pesquisa realizada, e também fazem o reconhecimento que dá para o nosso aluno respaldo de que ele está no caminho certo. São sugestões muito valiosas. É um espaço de diálogo, interação e convivência acadêmica. Também uma oportunidade para que os próprios professores da casa saibam o que seus colegas estão fazendo, possibilitando ainda trocas entre os grupos, que podem trabalhar em conjunto, promovendo a interdisciplinaridade”, disse.

    Após a solenidade de abertura, o público teve a oportunidade de conhecer nos pôsteres expostos as pesquisas em andamento e em seguida, nas salas de aula, a apresentação dos trabalhos iniciados em 2018 e concluídos em 2019 que foram analisados pelos comitês interno - composto por docentes da Instituição e externo – formado por professores de instituições convidados.

  • Alunos de diferentes cursos de graduação marcaram presença no curso de férias “Tópicos de Metodologia da Pesquisa na universidade”, oferecido pelo Curso de Licenciatura em História do CTH e conduzido pelo professor Sergio Gonçalves da Cunha. Entre os temas abordados, discutiu-se conceitos elementares necessários para a produção acadêmica e científica, paradigmas de ciência, correntes epistemológicas dos séculos XX e XXI, tipos de pesquisa e o atual contexto da pesquisa científica nas universidades brasileiras. O curso foi realizado entre os dias 09 e 11 de janeiro, no auditório do Campus BC (Sala 98) das 19h30min às 22h30min.

    “A pesquisa dentro das instituições de ensino superior é algo altamente relevante não somente para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade, especialmente em países como o Brasil em que grande parte da produção científica se concentra dentro de tais instituições. Muitas demandas sociais podem ser atendidas através de novas descobertas que podem colaborar com políticas públicas mais eficazes” explica o Prof. Sergio. O Professor ainda reforça a opinião de diversos pesquisadores sobre a necessidade de se fortalecer uma cultura científica na sociedade brasileira: “questionamento e curiosidade - características que temos desde crianças - são alguns dos elementos fundamentais para a produção de uma boa pesquisa. Para que essa cultura se fortaleça temos que estimulá-la desde a educação básica com projetos diferenciados nesse sentido. Compartilhar essas ideias com os alunos de graduação - na sua posição de futuros pesquisadores - e especialmente como futuros professores, é algo fundamental”.



    Alunos no Curso de Férias oferecido pelo CTH da UCP.

    No encerramento das atividades, o professor Bruno Tamancoldi, coordenador no curso de História, destacou a importância das Ciências Humanas nesse processo e agradeceu a expressiva participação de todos. Na oportunidade, o docente aproveitou para convidar os presentes para participarem dos próximos cursos de férias oferecidos pela Licenciatura em História neste mês de janeiro.


    Professor da UCP, Bruno Tamancoldi com o professor palestrante, Sergio Gonçalves da Cunha.

    No encerramento das atividades, o professor Bruno Tamancoldi, coordenador no curso de História, destacou a importância das Ciências Humanas nesse processo e agradeceu a expressiva participação de todos. Na oportunidade, o docente aproveitou para convidar os alunos presentes para participarem dos próximos cursos de férias oferecidos pela Licenciatura em História neste mês de janeiro.
  • Na última quinta-feira, dia 22, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) realizou uma mostra na quadra da Igreja Nossa Senhora da Piedade para apresentar, aos estudantes do ensino médio, a vivência universitária e impulsionar a escolha da carreira profissional.

    A “Mostra UCP” marca oficialmente a chegada da instituição em Magé, resultado do convênio que a Universidade firmou com a prefeitura do município para atender os alunos da cidade com os cursos de graduação e especializações, com o objetivo de iniciar uma nova fase da educação na região.

    “Tenho uma filha que já está na faculdade e sei o que é a preocupação quando ela sai para estudar. Então, ter a oportunidade de fazer o curso perto de casa é um alívio para nós que somos pais. Agradeço por acreditarem no crescimento do município, precisamos de qualificação para a população. Estamos buscando, com o polo empresarial e agora o know-how da UCP, gerar empregos e renda. Uma ação que vai gerar frutos a médio e longo prazo.” – Disse o Prefeito de Magé, Rafael Tubarão.

    “São muitas as carências em nosso município hoje, e nossa cidade dá mais um passo em seu processo de desenvolvimento. Ao longo da história, a igreja católica acredita que se pode fazer algo pela comunidade. A presença de uma universidade é determinante para a oportunidade de trabalhar em seus dons, em prol da comunidade local e o bem estar da cidade”, declarou o Padre Leonardo Tassinari.



    De acordo com a diretora da Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella, Gianni, que acompanhou seus estudantes na Mostra UCP, “é unanimidade, principalmente entre os educadores, que uma verdadeira transformação se faz com educação. Se quisermos melhorar nosso município e, consequentemente, nosso país, precisamos apostar em uma educação de qualidade e fomentar a parceria entre o público e privado”.

    “Foi um enorme prazer poder levar um pouquinho do curso de Fisioterapia para esses estudantes do ensino médio, professores e familiares; que estão passando por esse momento tão difícil e tão importante da vida, que é a escolha da futura profissão.  Dos jovens com quem tive oportunidade de conversar, grande parte estava confusa em relação ao curso que escolheriam e, segundo os mesmos, a 'Mostra UCP' abriu um novo leque de conhecimento e ajudou na decisão final.” – Disse Jéssica Passarone, estudante do Curso de Fisioterapia da UCP. 

    De acordo com o Diretor do CEC da UCP, Professor Fábio Licht, “o evento em Magé permitiu uma troca de experiências motivadora entre os alunos do ensino médio de Magé e os estudantes, funcionários e professores da UCP. Foi possível apresentar os cursos da UCP para um grupo de alunos que sonham em cursar uma Universidade, mas que em sua grande maioria estava indeciso com respeito à carreira. A apresentação dos cursos da UCP e do mercado de trabalho permitiram sanar dúvidas quanto à carreira e a expectativa de mercado e crescimento profissional. Os experimentos e demonstrações nas tendas de cada Centro motivaram e entusiasmaram. O CEC, além da apresentação dos cursos, levou projetos com Arduino, experimentos de Civil e projetos de Arquitetura, que permitiram uma visão prática das Engenharias e da Arquitetura”. 

    "Esta ação é de extrema relevância não só para a UCP, como também para o Município de Magé. O investimento no processo de formação faz com que o cidadão adquira um pensamento crítico e reflexivo trazendo assim novas oportunidades. Nosso evento foi lindo pois pudemos perceber a união de nossa equipe e a qualidade do nosso serviço.” – Disse a Coordenadora do Curso de Psicologia, Mara Noel. 

    O Curso de maior demanda na região é o de Direito, já tradicional na UCP, completando os seus 64 anos. A Coordenadora do Curso, Professora Sintia Said, explicou que o objetivo é levar aprendizado aos estudantes e serviços de cunho social para toda a população. “Desde os primeiros períodos, os alunos são acompanhados pelos professores em atividades práticas nos estágios com empresas e instituições conveniadas com a Universidade. Eles também convivem com as práticas da área no nosso Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade. No campus de Petrópolis são realizados 3.000 atendimentos ao ano.”, explica a Professora.


  • O Centro Poliesportivo da Universidade Católica de Petrópolis, no Bingen, recebeu no sábado (10.03) mais uma edição dos Jogos de Integração dos Calouros 2018. Para participar, os estudantes doaram 1 Kg de café e leite em pó e todo produto arrecadado foi entregue à Pastoral da Universidade, responsável pela realização do evento. Os itens vão compor as cestas básicas que são doadas todos os meses às famílias atendidas pela pastoral por meio da campanha Adote uma família. Os jogos reuniram as Atléticas de Engenharia, Arquitetura, Finanças, Direito, Educação Física, Comunicação Social/Marketing, Psicologia, Fisioterapia e Relações Internacionais.

  • No último sábado (23.03) foi dia de celebrar a chegada dos novos estudantes com o tradicional Jogos de Integração dos Calouros 2019. O evento aconteceu no Centro Poliesportivo da UCP, no Bingen, e reuniu as Atléticas da Universidade. 

    Para participar, os estudantes doaram alimento não perecível à Pastoral da Universidade, responsável pela realização do evento. Os itens vão compor as cestas básicas que são doadas mensalmente às famílias atendidas pela pastoral por meio da campanha Adote uma família

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000