O profissional deve possuir formação humanista e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido, reconhecendo a Engenharia de Produção como uma ciência global, em cujas soluções pesam a valorização do ser humano, a preservação do meio ambiente, a integração social e a responsabilidade profissional.
Devido à sua formação multidisciplinar e visão sistêmica, o mercado de trabalho para o engenheiro de produção é amplo, sendo possível atuar nas áreas de finanças, produção, recursos humanos, comercial ou desenvolvimento do produto, devido à visão generalista suficiente para encarar os problemas de maneira global. As organizações podem ser de manufatura ou de serviços, relacionados com os mais diversos setores: mecânica, petróleo, química, petroquímica, civil, eletro-eletrônico, alimentos, siderúrgico e agroindústria, dentre outros. Ou seja, o profissional de engenharia de produção pode ser absorvido tanto no âmbito industrial quanto no de serviços.
Áreas de atuação: Atua no planejamento, no projeto, na implantação, na operação e na manutenção de sistemas e/ou obras; Em diversos órgãos públicos de âmbito nacional ou regional, quer sejam fiscalizadores, reguladores ou regulamentadores; Na grande área de Engenharia de Produção que o mercado competitivo e aberto de hoje solicita.