Busca

                
 
 
Apresentar o panorama do Papado Medieval no contexto da Idade Média Central foi o objetivo da palestra Bispos guerreiros: Fé e Violência antes das Cruzadas, realizada na noite desta quinta-feira (31.08) no Salão Nobre do campus BC. O evento, promovido pelo curso de História, também foi o lançamento do livro homônimo do mestre em História Comparada, Leandro Rust que ministrou a palestra. 

“Vamos abordar um assunto que é um velho conhecido dos historiadores, mas que é tratado meramente como nota de rodapé da história. São as figuras chamadas de Bispos Guerreiros. São bispos plenamente inseridos na igreja – não são clandestinos, marginais ou nada do gênero -, mas que tinham pleno envolvimento com a vida militar. Alguns iam a campo de batalha, a maior parte deles liderava exércitos como senhores seculares. Mas eram figuras do clero”, explica Rust, que se dedica a pesquisas sobre História Medieval, História do Papado e História da Violência.

“Então vamos tratar de figuras que colocam um desafio prático: que é entender como alguém que pratica plenamente o sacerdócio cristão de uma religião que já foi considerada como ostensivamente pacifista pode ter essa relação tão próxima, e historicamente tão visceral com derramamento de sangue, de campo de batalha, com a guerra e como se casam as coisas”, completa o historiador.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000